Stone Town

Zanzibar não é só Kitesurf!!

Em dias sem vento ou com tardes livres, gostamos de sair um pouco da vila de Paje e vamos passear à capital Stone Town.
Fica a cerca de 50km – 1 hora de distância. Para nos deslocarmos até à cidade podemos apanhar o transporte local “dala dala”. É uma verdadeira aventura. Vamos no meio de locais, numa carrinha transformada num ” autocarro” e quantos mais pessoas couberem melhor!
Outra maneira de irmos, bem mais confortável, é de carro – taxi ou amigo com carro.

DCIM100GOPROG0028479. DCIM100GOPROG0058848.

Stone Town é a capital de Zanzibar. Situada na zona oeste da ilha, em tempos foi uma das cidades mais importante para o comércio de especiarias, bem como para o negócio de escravos.
Continua a ser um ponto muito importante a nível artístico e arquitectónico em toda a costa Este de África.

A sua arquitectura remonta ao século XIX, e reflecte muitas das influências que foi tendo ao longo dos anos. Culturas como a árabe, indiana e europeia misturam-se com a cultura Swahili e africana, criando um ambiente único no mundo. Desde o ano 2000, que o centro histórico de Stone Town faz parte do património da UNESCO.

Uma das coisas que nunca dispenso de fazer, é ir ao mercado da fruta. Em Paje, também encontramos fruta muito boa mas aqui a variedade e qualidade é superior. Vegetais como espinafres são muito difíceis de encontrar em Paje e aqui há uma enorme variedade.

DCIM100GOPROGOPR0902. DCIM100GOPROGOPR8551.

DCIM100GOPROGOPR0919.

Passear e perdermo-nos nas ruas labirínticas da cidade velha é mágico, e a cada recanto descobrimos algo novo. Uma porta trabalhada, uma loja de especiarias, um prédio com arquitectura lindíssima. É uma questão de estar atento a cada esquina e absorver o quanto diferente é.

DCIM100GOPROGOPR2409.

DCIM100GOPROGOPR2396. 18

Visitas ao velho Dispensário da cidade, ao Palácio Museu também conhecido pelo “Sultan’s Palace”, à Catedral de St Joseph e ao ” Old forte”, são indispensáveis para quem visita Stone Town.

DCIM100GOPROGOPR8547. DCIM100GOPROGOPR2376.

A Changuu Island mais conhecida por Prision Island, é outra das grandes atracções de Stone Town. Esta ilha tem uma antiga prisão utilizada na altura da escravatura, para prisioneiros mais irreverentes, e mais tarde para doentes com febre-amarela. Actualmente a sua maior atracção são as tartarugas gigantes terrestres e snorkeling nas águas turquesa. Para irmos para esta pequena ilha temos que apanhar um pequeno táxi/barco.
12

11 16

No final do dia nada melhor que aproveitar o Sunset num dos terraços de Stone Town. Para jantar nada melhor que ir ao jardim Forodhani, em plena beira-mar, onde todos os dias diversos cozinheiros montam o seu espaço e preparam diversas iguarias locais para os turistas da cidade. Este evento não só atrai turistas mas também famílias locais.

DCIM100GOPROGOPR8408. 13

Stone Town é sempre uma excelente opção para dias sem vento – no meu caso- mas é uma paragem obrigatória para quem visita Zanzibar.

Sara Cerqueira; 2016

Deixar uma resposta