Benefícios do Stand Up Paddle

Stand Up Paddle

O Stand Up Paddle é um desporto originário do Hawai, que em poucos anos se tornou um dos desportos com mais crescimento de praticantes por todo o mundo.

Consiste no controlo de uma prancha de surf com um remo enquanto se mantém o equilíbrio em cima da mesma.

Pela sua facilidade na sua iniciação qualquer pessoa, com ou sem experiência em actividades físicas o consegue fazer.

Existem enúmeras variações deste desporto – água lisa, passeio de recreio, ondas, race, yoga, entre outros.

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O Stand Up Paddle é um dos desportos mais escolhidos por kitesurfistas para dias sem vento.

São vários os motivos e os benefícios que surgem da prática deste desporto

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Benefícios do Stand Up Paddle

– Melhora o equilíbrio – por estarmos em pé numa prancha exige-se do corpo muita estabilidade, trabalhando as pernas e tronco para manter o equilíbrio.

– Treina o corpo inteiro – Quase todos os músculos do corpo são utilizados. Por causa do equilíbrio necessário, os músculos das pernas estão sempre a trabalhar para estabilizar o centro de gravidade, enquanto os braços, costas e ombros são utilizados para o impulso do paddle na água. O tronco, costas e abdominais estão em constante trabalho para manter o equilíbrio

– Baixo impacto – Stand up paddle é um exercício de pouco impacto, por isso é muito difícil que alguém se lesione a pratica-lo. (isto na pratica de passeio)

– Reduz o stress – A sensação de se andar sobre a água, com o ritmo pessoal imposto, ajuda a relaxar e a deixar-se ir pelo desporto.

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– Aumenta a força – Após passar o dia a praticar paddle, é natural que se sinta o seu corpo dorido. Mas significa que os músculos estiveram a trabalhar sem se aperceber e ao mesmo tempo a força corporal vai aumentando.

– Cardio workout – Se passar muito tempo na água pode-se tornar um bom exercício de cardio. Pode-se fazer pequenas corridas que aumentam a intensidade do exercício, sendo uma boa maneira de aumentar o batimento cardíaco.

– Melhora a resistência – uma vez dominado o paddle, começa-se a melhorar a resistência da prática constante. Quando se nota isso, o balanço melhora e os músculos não ficam tão cansados, assim sabe-se que a resistência está melhorar.

– Permite o contacto com a natureza – por ser um desporto de mar, o contacto com a natureza é mais directo e dependendo dos sítios onde se pratica pode ser uma boa forma de redescobrir lugares.

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1 Comment

  1. Jorge rodrigues says: Responder

    Parabens.
    Muito boa descrição deste desporto maravilhoso que pode ser usado como fisioterapia. Exposição de máxima utilidade.

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