Dez motivos para praticar Muay Thai e os benefícios para o Kitesurf

Dez motivos para praticar Muay Thai e os benefícios para o Kitesurf

Quando se fala em Muay Thai, a primeira coisa que vem à cabeça das pessoas, é que se trata de um desporto altamente agressivo e violento.

Mas desenganem-se!

O Muay Thai é realmente um desporto muito intenso, mas que trás enormes benefícios físicos para o nosso corpo.muaythai-sara

Esta arte marcial tailandesa ajuda a definir o corpo (através do controlo de peso e eliminação de gorduras localizadas) e a ganhar mais flexibilidade.

Um treino, costuma ter uma duração de uma hora a uma hora e meia, e consiste em vários exercícios de aquecimento e de alongamento, seguido de vários exercícios calisténicos.

Ao treinar a pares, ou no saco, o aluno de Muay Thai vai aperfeiçoando vários movimentos, desde socos, pontapés, joelhadas, cotoveladas, aprendendo a dominar o adversário, mas tudo isto, de uma forma controlada em que ninguém corra risco, ou seja, nada de dentes a saltar e olhos negros.

Para nós a prática de Muay Thai, surgiu como curiosidade pela modalidade e, ao mesmo tempo, como algo que complementasse a prática do kitesurf.

Nós adoramos, e chegámos à conclusão que se trata de um excelente complemento fora de água, pois ao trabalhar a resistência e nos garantir um maior conhecimento do nosso corpo, ajuda bastante na progressão das manobras no kitesurf, e tudo isto, com uma maior segurança evitando lesões.

muaythai-ines

Os treinos são sempre uma animação e existe um grande espírito de companheirismo no nosso clube “Elite Fight Gym”.

Juliano Brito, o nosso mestre, é uma pessoa que também pratica kitesurf, o que faz com que também seja fácil para ele compreender o tipo de treino que precisamos para fortalecer determinados grupos musculares.

Em baixo vamos descrever 10 benefícios da prática do Muay Thai

muaythai-4

Elevação do metabolismo

A prática de exercício físico, seja ele qual for, mas especialmente quando de intensidade moderada a alta, é óptimo para a estimulação e aumento do metabolismo.

O Muay Thai traz um conjunto de exercícios de grande desgaste, que requerem muita energia, fazendo com que o organismo seja obrigado a aumentar o seu metabolismo, para fornecer as quantidades necessárias nos momentos em que é preciso. Ao treinar regularmente, o organismo começa a elevar o seu metabolismo naturalmente, facilitando assim, a queima de calorias.

Músculos mais definidos

O Muay Thai é um dos desportos mais completos, porque desenvolve todos os grupos musculares.

Este desporto ajuda-te a fortalecer e a definir músculos como os glúteos, membros inferiores, core (região lombar e abdómen) e braços, o que é excelente para nos ajudar dentro de água na prática do kitesurf, evitando a ocorrência de lesões.

muaythai-5Maior flexibilidade

Em muitos desportos, a flexibilidade não é devidamente trabalhada, resultando numa perda da mesma.

É uma das razões pelas quais os alongamentos são tão necessários no final de um treino.

Com o Muay Thai, existe um ganho a nível de flexibilidade em regiões como os extensores e flexores dos quadris, músculos posteriores da coxa e da zona lombar, tudo isto devido, à amplitude dos movimentos executados no Muay Thai.

 

 

muaythai-1

Alto gasto calórico

Fazer Muay Thai custa…É um treino extremamente intenso e vais perder muitas calorias garantidamente!

O treino não se limita aos movimentos e às lutas simuladas. Existe um conjunto de musculação e exercícios aeróbicos ao longo do treino. Dependendo do metabolismo de cada pessoa, e da intensidade em que fazem o seu treino, podemos gastar entre 1000 a 1500 calorias num treino de hora e meia. É um treino muito completo, quer para a eliminar gorduras, controlar peso, ou apenas manutenção.

Aumento da autoestima

Regra geral, as pessoas que praticam desportos de combate sentem-se mais confiantes e seguros de si mesmos, elevando a sua autoestima, o Muay Thai não é excepção à regra.

muaythai-6

Reforço do sistema imunitário

Com a prática de Muay Thai e Kitesurf, o reforço do sistema imunitário a longo prazo é uma realidade. Ao estimularmos o nosso organismo de uma forma tão intensa e exigente, o nosso corpo fica mais preparado para as ameaças externas.

Mas atenção também é preciso saber gerir a intensidade, com treinos mais leves após um treino mais duro, porque se não, poderá ter o efeito contrário.

muaythai-3

Aumento da agilidade e força

No que diz respeito à agilidade, os movimentos de socos e pontapés, tanto na fase de aperfeiçoamento, como na luta simulada, estimulam a velocidade, agilidade e tempo de reação, que são essenciais na execução de truques no Kitesurf.

Já a força, é reforçada através de exercícios calisténicos (uso do peso do próprio corpo, sem recorrer a aparelhos), exercícios de resistência muscular localizada (flexões e abdominais), e ainda, com treino nos sacos de boxe e plastrons.

Maior aptidão física

Como o Muay Thai, é uma atividade física muito completa, que tem como propósito aumentar a força, resistência, flexibilidade, condicionamento cardio respiratório e composição corporal, irá fazer com que a aptidão física seja, também, aumentada.

Maior coordenação motora

Por vezes, a interação que existe entre o nosso sistema nervoso central e o nosso aparelho locomotor (músculos, articulações e ossos) nem sempre é o mais coordenado… O treino de Muay Thai estimula essa interação, ajudando-nos a mover de uma forma mais fluida e coordenada quando necessário.

muaythai-2

Conhecimento e respeito pelo nosso corpo

Ao desenvolver e trabalhar os nossos grupos musculares todos, acabamos por ter noção dos limites do nosso próprio organismo, podendo assim evoluir. Na prática do Kitesurf, vamos notar uma maior resistência, ajudando a aguentar mais tempo dentro de água, de uma forma progressiva, e quando fazemos truques, como temos uma maior flexibilidade e os músculos fortalecidos, pelo treino de Muay Thai, vamos ter uma maior facilidade a executar manobras, de uma forma mais simples e segura.

 

Acima de tudo, todas estas vantagens dependem muito da intensidade e empenho que cada aluno impõe a si próprio.

 

O Elite Fight Gym é um ginásio especializado em desportos de combate, com treinadores altamente qualificados. Para além de Muay Thai, existem também outras modalidades como Jiu-Jitsu, MMA, Krav Maga, Taekwondo e Boxe, para além de treinos de Cross Fit (Cross training).

Muay ThaiMuay Thai

ELITE FIGHT GYM

Morada:

Rua Afonso Costa, nº 35C, Setúbal

Qualquer dúvida basta contactar 926984888 ou contactar por mp a página de facebook do ginásio.

 

Horários dos treinos das várias modalidades:

horario Elite Fight Gym

 

Deixe uma resposta