Mini férias by Ana Silva

Mini férias

Uma semana de férias, por casa, não é sinónimo de seca, especialmente quando podemos juntar muito Kite e animação a estas Mini férias.

ruby


Desde ventos com a direcção oeste, sul, noroeste, norte, intensidades fraca e fortes, tudo serve de desculpa para andar de Kite em diversos spots e diferentes condições.

De há dois anos para cá, desde que começou esta aventura do Kitesurf, que para mim férias sem Kite não são a mesma coisa. E estas Mini férias não foram excepção.

O vento é um bicho com um temperamento esquizofrénico, variando de direcção e intensidade ao longo da semana e até mesmo ao longo do dia. Mas nada que nos impeça de praticar, bastando apenas estar atento ao nosso mapa dos ventos e fazer mira para o melhor spot.

wind

Pude praticar em água flat, como é o caso do secret spot, e Tróia, em Setúbal, e também em água com ondas como foi o caso da praia da Nova Vaga na costa.

railey


Visto haver dias com intensidades de vento muito diferentes, há que saber aproveitar essas condições para treinar diversos estilos e truques. Neste caso, quando estava um vento mais fraco, aproveitei para treinar os raleys com backrolls e salto para toeside para começar a fazer o salto para blind.

Andar á luta com o pop para conseguir saltar com altura suficiente para iniciar a rotação não é fácil com pouco vento…

Esta altura de treino de novos truques pode ser muito frustrante pois erramos mais do que propriamente acertamos mas, sempre que o conseguimos ou estamos perto disso, ganhamos um novo ânimo que nos mantém a tentar até à exaustão ou pelo menos até á falta de vento…

ouchAzares acontecem, e comigo não é excepção,  especialmente em altura de férias….

No Pain no Gain, quem corre por gosto não cansa e, mesmo de férias e lesionada, com umas nódoas negras de fazer inveja (ou não…), não me senti desmotivada para continuar a treinar e a evoluir. Um dia de descanso, gelo e está feito! Bora aproveitar o vento que ficar em casa com este calor ninguém merece!

Com o fim do levante de Espanha e a entrada de vento Noroeste, nada como ir para a praia da Nova Vaga, aproveitar o térmico. Esteve bastante vento o que também ajudou a treinar big air aproveitando as ondas que servem de quickers.

sol
A Nova Vaga tem algo bom e mau ao mesmo tempo. Existe muita gente a andar e a aprender sendo um spot por vezes muito crowded (como qualquer outra praia em que se faça kite), o que dificulta quando queremos fazer manobras, porque está sempre gente á nossa frente mas, por outro lado, tem um espírito de companheirismo que raramente se vê pelas praias de kitesurf. O facto de haver muita gente, ajuda-nos a evoluir no sentido de ganhar destreza para nos desviarmos dos restantes riders. O problema é quando não se respeitam as prioridades nas cedências de passagem, um tema que irei abordar brevemente e que é um ponto muito sensível para mim e que me deixa completamente fula cada vez que isso acontece comigo….

Após alguns dias de seguida de mar, decidimos mudar e ir para águas mais calmas e lá fomos para Tróia.

troia

Em Tróia, foi a única altura em que tive de realmente parar e arrumar o kite. Os ventos fortes e a mareta, juntamente com uma boa má disposição de quem comeu demasiado e algo que não devia no dia anterior, estavam a dar muitos sinais de alerta. Mas nada ficou perdido porque pude ver amigos a praticar e a aproveitar essas condições fantásticas para fazer Big air.

railey2

Com o vento mais forte, aproveitei para treinar saltos de big air que a meu ver ainda ficam muito aquém daquilo que eu ambiciono.

Sara volta para me dares umas dicas!!”

No domingo, foi um dia ímpar para treinar este estilo, tendo recebido várias dicas de pessoas bem mais experientes (Dionísio e Juliano) que fizeram toda a diferença na evolução dos meus saltos. Com saltos maiores e mais confiança, comecei a evoluir para saltos com grab e one foot straight e com um downloop na descida.

Num balanço geral, foram umas Mini férias bem passadas, apesar dos contratempos, o que custa agora é voltar à rotina do trabalho…

Deixe uma resposta