Cuidados a ter na época balnear

Cuidados a ter na época balnear

A época balnear já começou em muitas das nossas praias portuguesas o que quer dizer que muitos dos nossos spots de inverno ficam interditos à prática de kitesurf.

época balnear

Neste momento, apenas podes fazer kitesurf em praias que não são concessionadas ou que têm uma concessão própria para a prática de desportos náuticos (kitesurf incluído). Por isso, nada como tentar saber se a praia onde costumas fazer kite é ou não adequada para poderes andar!

Noção do espaço que o kite ocupa.
Seja porque o kite pode cair, ou porque precisas de levantar ou baixar o kite, tens de ter noção do espaço que o teu kite pode ocupar.

dropzone

Tens de fazer contas aos metros de linha, mais o leash em extensão, kite e margem que o kite pode demorar até parar.

Evita de ficar muito tempo com o kite no ar na areia.

Para montar o equipamento, escolhe zonas onde não haja pessoas para que o relaunch seja feito com segurança.

Sempre que possas pede ajuda a alguém, que saiba manusear um kite, para te levantar ou baixar o kite. Deixar essa tarefa nas mãos de um banhista “normal” pode não ser a melhor ideia, pois não sabem como o fazer.

Ana Silva

Baixar e levantar o kite sozinho também não é aconselhado, a não ser que sejas um rider experiente e que saibas como o fazer, no entanto, deves sempre deixar uma margem de segurança e afastares-te de onde os banhistas estão.

Os Banhistas têm sempre prioridade, seja época balnear ou não.
Aqui não há novidade nenhuma, a partir do momento em que estás numa praia com banhistas eles são a prioridade e deves manter-te afastado deles, de forma a não “provocar” nenhum acidente.

Ana Silva Cabo Verde

A partir do momento em que ocorrem acidentes não só é mau para ti, como para toda a comunidade de kitesurfistas, pois as capitanias e polícia marítima podem proibir a prática de kitesurf nas poucas praias que ainda existem na época balnear para esse efeito.

Acima de tudo, reina o bom senso que cada um deve de ter e a regra é evitar a todo o custo que haja acidentes.

Por vezes, as pessoas ficam fascinadas com o kite, e querem vir falar contigo e tirar fotos, até ai tudo bem… o problema é quando começam a querer tocar na barra… Fiquem atentos, ou podem ser completamente catapultados juntamente com a pessoa! Fotos ok, mas à distância, e salientar que a barra é pessoal e intransmissível 😛 Just for the eyes!

banhistas

Depois de encontrares uma praia própria para praticares kitesurf na época balnear, tenta informar-te de quais são as áreas próprias para andar, e de entrada e saída de água. O não cumprimento destas regras pode levar-te a que a polícia marítima te multe e te apreenda o material, o que não é nada agradável.

kitesurf no inverno

Mesmo dentro de água, e de zonas para a prática de kitesurf, a regra de que “o banhista tem sempre prioridade” mantêm-se, por isso, fica atento não vá estar algum no teu caminho.

Com uma boa prática de todos os riders e uma contínua exposição do kitesurf a todos os banhistas (gerando um maior interesse pela modalidade), poderemos vir a ter mais praias disponíveis para o nosso desporto de eleição, na altura da época balnear.

Deixe uma resposta