Tarifa, és tão bonita!

tarifa

Tarifa, a meca do Kite

Tarifa é conhecida como a Meca do Kite, e rapidamente se percebe o porquê. Ainda não chegámos à cidade e já conseguimos contar centenas de kites no ar, ao longe nas praias, a partir da estrada.

Tarifa

Tarifa é uma cidade pequena, que pertence à província de Cádis, em Andaluzia. Encontra-se no ponto mais a sul de Espanha, de frente para Marrocos. O facto de estar no estreito de Gibraltar, faz com que o vento que passa por lá seja amplificado de uma forma monstruosa, formando o tão conhecido vento Levante e Poniente que é mundialmente conhecido para quem gosta de praticar desportos de vento como nós. Este efeito de vento é conhecido por efeito de Venturi. A caminho de Tarifa irás ver bastantes éolicas “plantadas”, não fosse esta a cidade do vento.

tarifa

 

Primeira impressão da cidade de Tarifa

tarifa

A entrada na cidade é algo estranha, pois entras basicamente numa zona em que do teu lado esquerdo são só armazéns industriais. Mas atenção! Esses armazéns estão repletos de doces para nós Kitesurfistas! Nunca vi tanto material de Kite e roupa a condizer! Aqui podes comprar material novinho em folha, ou em segunda mão, é só uma questão de preferência e carteira.

Tarifa

É recorrente ter desconto ao comprar vários produtos. Aqui nesta zona, tens também as grandes superfícies, (Mercadona) para que possas abastecer a tua estadia. Ao continuares a andar podes encontrar no teu lado direito a escola/loja da Gisela Pulido, e do Alex Pastor, que são paragem obrigatória.
Depois disso, tens a rua principal de lojas onde consegues encontrar grandes preços em muitas coisas, e onde podes ver também, alguns recuerdos para oferecer 😉

Pontos para visitar em Tarifa:

tarifa

Para quem gosta, e não se importa, de andar pode sempre fazer o caminho junto ao mar, que basicamente corre Tarifa de uma ponta a ponta, passando por várias praias, cafés e restaurantes, até chegar ao pontão onde se encontra o forte.
O pontão e o forte faz-nos sonhar com ventos levante e Ruben Lenten a saltar, como se fosse tão simples como beber um copo de água.

Depois de ver o pontão e o forte podes sempre ir até à cidade velha, onde te podes perder com pequenos pormenores do antigamente, nalgumas casas, ou ver como alguns bares e cafés aproveitaram essa traça e a transformaram. Aqui também consegues comer em conta e existe de tudo um pouco. Algo que aconselho vivamente, é ir a um restaurante (no coração da cidade velha, na zona dos bares) chamado “vaca louca” e pedir um costeleton, no fundo é um naco de carne, de vacas locais, e que se derrete de tão macia e gostosa que é, o único se não, é não ser muito barata, mas vale a pena.

tarifa

As Praias de Tarifa

tarifa

Em Tarifa, tens uma praia mesmo na cidade, no entanto na época balnear não podes fazer kite nela. Mas logo a seguir, já fora da cidade, temos várias praias todas elas com excelentes condições para Kitesurf, nomeadamente a Playa de Los Lances que é exclusiva para Kitesurfistas, e a Playa de Los Vaqueros, onde tem sido hábito fazer-se a prova de GKA kite-surf world tour Strapless.
Mais à frente temos também a Playa de Punta Paloma, onde também podes fazer kite.

O vento de Tarifa

Ana Silva tarifaO vento de Tarifa, é conhecido por ser forte e constante, e quando ligam a turbina do levante, é simplesmente demoníaco a quantidade de vento que se sente, o simples facto de estar na praia a levar com areia é horrível pois parecem agulhas a vir contra ti a alta velocidade.
Normalmente o vento Levante também é rajado quando se encontra no seu esplendor.

Uma alternativa para andar de Kite com Levante é ir rumo à praia de Canos de Meca, onde o vento já vai mais dissipado, e por isso, com menos intensidade.
Se queres aproveitar o levante para Freestyle e Big Air, junto ao pontão o mar está mais protegido e mais flat, poupando-te da mareta e ondas.

 

Os ventos mais conhecidos são realmente o Levante (Este) e Poniente (Oeste), que são os mais fortes devido ao Efeito de Venturi. O único se não, é o facto de o vento normalmente ser muito forte tornando o mar muito choppy.

 

Vento Levante

É o tipo de vento de que Tarifa é mais famoso.

Tarifa Levante

Como vem de Este (vem de terra) é um vento quente e seco. Por norma é a direcção mais forte (mais forte que a direcção de Poniente), podendo soprar desde os 20 nós aos 40 nós, facilmente ultrapassando este limite.

Outra característica, é o facto deste vento simplesmente não parar e durar dia e noite. Apesar de o vento ser uma constante, e ser muito forte, a qualidade dele não é tão boa como a direcção de Poniente que é mais estável.

Tarifa Levante

Tens de ter em atenção ao facto de em muitos spots este vento ser off-shore, o que poderá ser um problema, caso algum problema aconteça, normalmente na época alta existem barcos para rescue, por isso, podes sempre comprar um voucher em escolas que te irá sair mais barato, ou arriscares a tua sorte.

Vento Poniente

Vem de Oeste, directamente do mar (Atlântico), por isso, é um vento mais frio e húmido, comparativamente ao vento Levante. A força do vento pode variar entre os 10 e os 20 nós e no que toca à qualidade do vento, é um vento muito constante.

Poniente Tarifa

Os seus hábitos diários, resume-se normalmente a manhãs calmas e sem vento, só pegando realmente durante a tarde, parecendo muitas vezes como um vento térmico.

Este vento normalmente também traz consigo um certo swell (ondas) tornando ele bom para surfar.

 

Na praia de Los Vaqueros depois de uma boa sessão de kite, podes sempre ir repousar na relva a beber uma bebida refrescante e a ver o por do sol, ao som de música animada.
É um sítio mágico para se andar, o único conselho é realmente tentar prever antecipadamente as previsões antes de ir, para perceber qual o melhor tamanho de kites a levar. Os kites mais comuns em tarifa são 5/6m 8/9m quando está muito vento. No entanto, em pleno Levante já vi andarem com um Kite de 3 m, sim eles existem! 💨💨💨🙀

 

Resumo de Tarifa

O que visitar em Tarifa

Lojas de Kite
Cidade velha
Praias
Pontão/Forte
Se tiverem tempo fazer a passagem até Marrocos

Praias para Kite em Tarifa

Los Lances
Los Vaqueros
Punta Paloma
Canos de Meca

Ventos em Tarifa

Ventos mais conhecidos

Levante e Poniente

Mar de Tarifa

Tipo de água

          

 

Nível de Kitesurf

        

Excepto quando o vento se encontra demasiado forte, ai só é aconselhável a pessoas mais experientes.

 

 

Deixe uma resposta