Cumbuco – Lagoa do Cauipe
Cumbuco é a meca do kite, e uma das lagoas mais conhecidas para kitesurf é a Lagoa de Cauipe. como chegar lá e o que esperar, são alguns dos tópicos falados.
Cumbuco é a meca do kite, e uma das lagoas mais conhecidas para kitesurf é a Lagoa de Cauipe. como chegar lá e o que esperar, são alguns dos tópicos falados.
Preparem-se para ficar com muitos cales nas mãos, de fazer tanto Kite.
Cumbuco é a aldeia do vento, e Dezembro é das melhores alturas para fazer uma escapadela a este lugar mágico, não só pelo calor que se sente, mas também por estar quase sempre vento nesta altura do ano.
O vento varia entre os 18 e os 26 nós, sendo um vento forte e constante, não se sentido as rajadas. O vento começa logo forte de manhã um bocado side-off no mar, virando e estabilizando por volta das 10/11h para side-on. Por volta das 15 horas da tarde, o vento tem tendência a baixar ligeiramente, sendo também uma das alturas de maior calor. A temperatura do ar também não varia muito entre si, andando quase sempre a rondar os 27-29º, sendo um calor húmido, como um sala de banho turco. A água é simplesmente maravilhosa, rondando os 26 e os 32º, não sendo por isso, necessário qualquer tipo de fato para fazer kite.
Ficámos alojados no Hotel Vila Galé de Cumbuco, e da praia do hotel, conseguiamos ver os dois pontos principais de Kite, em upwind tínhamos a aldeia de Cumbuco, e a escaços 2 km dava para ver os kites na lagoa de Cauipe.
Agosto – Dezembro
Janeiro e Julho também têm grandes probabilidades de vento.
18-26 nós
vento constante durante todo o dia
side-shore
Dentro da lagoa é Flat, sem ondas nenhumas.
No mar, existem zonas onde existe mais ondas, mas de um modo geral é choppy.
Todos os níveis conseguem andar e progredir tanto na lagoa quer no mar. Dentro da lagoa o maior problema é quando está demasiada gente a andar.
A lagoa do Cauipe, tem uma área grande de água doce, completamente flat, e a uma temperatura muito quente. Um sonho para qualquer pessoa que goste de freestyle.
Devido à temperatura da água é normal fazer-se kitesurf só de bikini ou calções, no entanto, devido ao sol forte, é aconselhável a utilização de pelo menos uma lycra para protecção de queimaduras na pele.
O vento é uma constante, durante todo o dia, por norma é forte, e “certinho”.
O sol nasce cedo e põe-se cedo, por isso de uma forma simples consegues estar a usufruir da lagoa muito cedo. No que toca à quantidade de riders, quanto mais cedo na lagoa, menos pessoas irás encontrar, sendo essa a melhor hora para treinares. Outra altura, é a altura da hora de almoço, pois muitas pessoas treinam de manhã e regressam ao almoço, para a aldeia de Cumbuco para comer, é também, a altura de maior calor, sendo uma hora a evitar a exposição solar.
Por onde quer que uma pessoa olhe, vemos caras conhecidas de “prós” a andar, não fosse esta lagoa um refúgio de treinos para eles. Para além de prós locais (e internacionais), apercebemo-nos de uma enchente de jovens que claramente vão ser o futuro do kitesurf, quando digo jovens falo também de crianças que nem 10 anos têm e conseguem deixar muito boa gente envergonhada, com a coragem e manobras que conseguem fazer.
É sem dúvida um ambiente de inspiração no que toca ao kitesurf.
A lagoa é funda, não havendo pé em quase toda ela, apenas um pequeno ilhéu que temos de ter cuidado para não “encalharmos” na areia, com os fins da prancha.
É sem dúvida, em Cumbuco, o melhor sítio para quem gosta de praticar freestyle.
A Lagoa, acaba por ser muito conhecida, pois já foi muito difundida através de vídeos de kite, mas não deixa de ter um ambiente mágico, com as barraquinhas com telhado de palmeira, onde pudemos ficar a descansar a beber uma água de coco, e a ver os prós.
Do outro lado, existe uma zona verde, onde se vê cavalos, vacas e burros a pastar junta da lagoa.
18-26 nós – Vento constante durante todo o dia
Flat
Cumbuco no geral é uma zona muito ventosa, mas quanto mais junto à aldeia, menor é a quantidade de vento, ou seja, ao longo da praia quanto mais junto à lagoa do Cauipe, mais forte está o vento.
Mas isso não é problema, pois o vento continua a ser muito forte.
Na aldeia de Cumbuco as ondas são pequenas, mas mais junto à praia do hotel Vila Galé, o mar já é maior e mais desordenado.
Aqui também consegues encontrar os locais profissionais a treinar, ou simplesmente a relaxar na aldeia, junto de uma barraquinha de Açai.
É normal estarmos na praia e vermos vários riders a fazer downwind até à lagoa do Cauipe.
O mar em alguns pontos, pode ser um bocado revoltado, com ondas grandes e desordenadas, mas a partir do momento em que se consegue ir para fora da zona de rebentação, consegue-se fazer bem o Downwind sem stress.
Por vezes, passamos por algumas ondas grandes mesmo em alto mar, mas nada de preocupante, quando já só falta à volta de 0,5 km, começamos a ver zonas mais rochosas (tipo Recife), nessa altura tens mesmo de subir para alto mar, para que não haja perigo.
Quando se sai do mar em direcção à lagoa, também temos de ir com cuidado, pois também existe algumas rochas, que consoante a maré em que está, podem estar submersas e fazerem estragos na prancha.
O vento em cumbuco é sempre muito intenso, mas depois acaba por não corresponder à realidade que estamos habituados em Portugal. Por isso, se estiveres a pensar fazer o downwind até à lagoa, aposta num kite um bocado maior, para que possas fazê-lo sem problemas.