Vamos falar de King of the Air!
Vamos falar de King of the Air! já conheces a competição da redbull? Fica a saber um pouco mais desta competição alucinante.
Vamos falar de King of the Air! já conheces a competição da redbull? Fica a saber um pouco mais desta competição alucinante.
O Red Bull King of the Air é a competição mais reconhecida da modalidade de kiteboard de Big Air.
Os riders, desta modalidade, foram todos escolhidos a dedo e vão defrontar-se na famosa Big Bay em Cape Town, onde o vento é poderosíssimo, com uns consistentes 30 nós, e com um swell grande o suficiente para lhes dar uns kickers assustadores, de forma a ajudá-los nas suas manobras aéreas.
A competição é formada pelos melhores 12 concorrentes classificados da edição anterior, juntamente com os 4 melhores riders escolhidos através de uma prova de vídeo, e 2 wildcards.
Cada concorrente irá usar uma licra de cor diferente, quando entrar na água. Essa cor irá corresponder à cor de bandeira que se encontra em terra. Cada vez, que um rider é eliminado a bandeira com a cor correspondente é também retirada.
Aqui irás ver todos os concorrentes a dar tudo por tudo e a tentar ultrapassar os seus limites no que toca à altura dos seus saltos em condições extremas de vento.
A grande questão desta prova é se Aaron Hadlow, irá conseguir levar o título para casa, pela terceira vez consecutiva…
Kevin Langeree é uma das falhas este ano, e irá ser estranho não o ver no pódio, como também já tem sido hábito. Devido a uma lesão, num dos seus treinos de rotina para este evento, Langeree vê-se obrigado a ficar no banco a observar os seus amigos a defrontarem-se numa das maiores provas do ano, deixando assim um spot em aberto a outro rider.
O objectivo desta modalidade, é conseguir alcançar a maior altura possível, durante o maior tempo possível, ao mesmo tempo que fazem manobras aéreas.
Normalmente esta modalidade é feita quando existem condições atmosféricas muito específicas, ou seja, quando o vento sopra com bastante intensidade, de forma a ajudar a obter a maior altura possível nos saltos.
Apenas contam os 3 melhores truques (diferentes entre si), feitos em cada heat.
O critério de pontuação vai ser dado, tendo em conta;
Também irá contar para a pontuação a distância percorrida horizontalmente.
Manobras aéreas extremas com muito power e técnica controlada.
Tudo isso é avaliado e tido em consideração na pontuação dada a cada atleta. A aterragem também é algo que os riders têm de ter em consideração, pois a forma como eles aterram poderá equivaler a uma menor pontuação ou até mesmo à anulação do salto.
A utilização de megaloops é algo recorrente para a obtenção de mais pontos.
Aqui os riders acabam por dar tudo por tudo, e muitas vezes, colocam as suas vidas em risco, pois qualquer passo em falso pode significar uma queda de muitos metros. (É recorrente haver quedas graves o suficiente para levarem pessoas para o hospital)
Normalmente os riders de topo conseguem atingir alturas de 16/17 metros de altura.
No entanto, o salto maior registado fora da prova, é de 26,8 metros, conseguido pelo Josh Emanuel, no dia 3 de Janeiro deste ano.
Para não ficares de fora desta competição de Red Bull King of the Air não te esqueças de ver o Live Stream aqui