Conhece os vários tipos de ventos

ana silva varios tipos de ventos

Vários tipos de ventos

Para poderes fazer kite, tens que ter vento. Mas que tipos de ventos são os melhores?

O que ter em conta quando se está a analisar o vento?

INTENSIDADE/QUANTIDADE/QUALIDADE do vento

Vento constante é o nosso melhor amigo, pois assim sabemos com o que podemos contar, especialmente se não temos muita experiência.

andar

Como a minha melhor amiga costuma dizer…

Não podes mudar o vento mas podes ajustar as velas

Joana Hipólito
No nosso caso, para além de termos de saber escolher o kite certo para o vento que está, também temos que planear muito bem o spot para praticar, senão podemos acabar o dia com uma grande desilusão e a ser gozado pelos amigos que foram para os hotspots…
fototroia
A maioria das pessoas sente-se mais confortável a andar entre os 14-16 nós (Quando têm um kite adequado ao seu peso), pois não está demasiado vento, permitindo andar em segurança.

Ventos fracos, kites grandes. Ventos fortes, kites pequenos.

ana wind wallpapper

Ventos mais fortes e rajados podem ser inimigos de riders mais inexperientes, pois requer um maior conhecimento e à vontade com o kite.

vento

Andar em tempestades também é algo extremamente desaconselhado para iniciantes, pois requer muita experiência em saber detectar quais as nuvens que podem trazer problemas (iremos brevemente falar sobre isto) .

giphy

Caso sejas atingido por uma “negra”, o melhor que tens a fazer é baixar o kite ao máximo e aguentares-te literalmente à “bomboca”, e esperar que a frente passe (reza para que nenhum material se estrague pelo meio).

frentefria

 

navyOutro aspecto a reter, é que tudo irá acontecer ao dobro da velocidade e ao dobro da violência quando se compara 25 nós vs 16 nós. Não subestimes a força do vento, pois acredita que ela é implacável. Apesar de poderes usar kites mais pequenos, não te esqueças que esses kites são muito mais rápidos, comparados a kites maiores com vento mais fraco. Para além do vento, também tens de ficar atento às condições marítimas, pois é normal haver uma agitação marítima maior quando existem estas tempestades, o que significa ondas maiores e mais poderosas, à medida que o vento vai aumentando.

kitesurf no inverno

 

Estações do ano diferentes, ventos diferentes

No inverno, com as frentes frias consegues andar mais cedo. Pois como a densidade do ar é mais elevada, precisas de menos nós para conseguir andar. O vento, por norma, também é mais constante, e ficas com a sensação que é mais forte/denso.

vantagens kitesurf no invernopinguin

Andar no inverno também pode ser complicado para os menos experientes devido a passarem muito tempo com os kites dentro de água, podendo demorar bastante tempo a levantar o kite, o que poderá levar aos primeiros estados de hipotermia, caso não se use material adequado.

 

 

 

prioridades

No verão, ou em alturas/locais de muito calor, o vento não é tão denso, ou seja, precisas de sentir muito mais vento para conseguires andar. Podes estar a sentir imenso vento, mas quando vais andar com o teu kite, consegues perceber que não consegues andar tão bem quanto esperavas.

A sensação é quase como se o vento fosse “mole”, e que o kite não “apanha” tanto vento.

jelly

Apesar disso, a sensação de poder andar com calor é sempre excelente.

6

 

TIPOS de ventos

No verão podemos também assistir a um fenómeno que se dá pelo nome de Vento Térmico. Este vento resulta da união vectorial entre um vento Barostrófico (brisa marítima) e o vento da circulação geral, associado ao anticiclone dos Açores.

Ou seja, a diferença de temperatura entre a água do oceano e a temperatura de terra acaba por criar o nosso vento térmico.

sea

O térmico faz-se sentir em toda a faixa costeira Ocidental, proporcionando-nos um vento NW Noroeste bastante conhecido ao longo das praias da costa.

Conseguimos ter um vento melhor nos meses quentes de Julho, Agosto e Setembro, onde o aquecimento da temperatura é maior.

novavaga

Na praia da Nova Vaga este vento poderá começar perto das 16:30h acabando às 19h, e poucos quilómetros abaixo, na praia da Fonte da Telha, começar às 17h e acabando às 19:30h. A sua intensidade pode variar de 12 a 25 nós em média.

fonte

Outro tipo de vento bastante conhecido, é o vento Levante.

É um vento quente que vem de Este ou Sudeste, proveniente do deserto do Sara, e ocorre com maior frequência também no Verão.

Faz-se sentir com mais intensidade na região do Algarve (Sul de Portugal) e Sul de Espanha.

ana silva tarifa

 

DIRECÇÕES dos ventos

A melhor direcção para se andar em segurança é a Side-on Shore.

Wind_side-on

Esta direcção garante-te que, mesmo por alguma razão do Demo, algo correr mal podes sempre contar com o vento, para te trazer para terra.

giphy-14

O teu kite torna-se num meio de salvamento e podes tirar partido do vento para te trazer de volta para terra.

giphy-10

 

Para navegar com vento On-shore já tens de ter algum domínio, pois requer que saibas fazer upwind (ou nunca irás sair da areia). Apesar de parecer o vento mais seguro, é também o vento em que se vê mais acidentes com pessoas menos experientes. Pois não só tens uma maior possibilidade de encalhar com a prancha na areia, mas também quando se deixa o kite cair em terra poderás atingir banhistas, o que poderá levar com que a praia se torne banida à prática de kitesurf.

on-shore

como escolher o fato de kitesurf

Os ventos Off-shore e Off-shore side, só são aconselhados para pessoas com bastante experiência pois têm que saber fazer um bom up-wind e estar preparados para, caso haja algum problema, conseguir voltar para terra. Se alguma linha se partir poderás ser arrastado para fora.

sideoff

Habilitas-te a ter de nadar imenso de volta para terra, ficar sem material, ou até mesmo servires de comidinha para peixe, caso não consigas nadar de volta e não teres sido visto por ninguém. Nada como fazer kite em segurança e com mais pessoas…

help

Em resumo:

giphy-7Nos meses quentes

  • O vento com a direcção Norte ou Noroeste (Nortada e Térmico) está associado a bom tempo, temperatura quentes.
  • O vento com direcção Este ou Nordeste (vento Leste) é sinónimo de bom tempo e a temperaturas muito altas (normalmente é quando acontecem vagas de calor), com baixo grau de humidade relativa no ar;
  • O vento de direcção Este ou Sudeste (Levante) está associado normalmente a bom tempo com temperaturas altas, mas poderá ter a ocorrências de chuvas fortes, associadas a trovoadas (o tempo fica meio esquizofrénico).
  • O vento de direcção Sudoeste já muda tudo. Este vento está associado a mau tempo e a temperatura baixa para a época. Normalmente também é sinónimo de chuvas frontais à mistura.

 

marilynNos meses frios

  • O vento com a direcção Este ou Nordeste (vento Leste) está associado a bom tempo, mas a temperaturas muito baixas, podendo, inclusivamente, ocorrer vagas de frio;
  • O vento de direcção Sudoeste, tal como nos meses quentes, está associado a mau tempo. Normalmente, acontece devido à passagem de uma perturbação da frente polar.

1 Comment

  1. […] sempre a tua segurança como principal foco. O itinerário é sempre calculado tendo em conta as condições atmosféricas, de forma a teres uma viagem calma e […]

Deixe uma resposta