Lagoa de Albufeira, Sesimbra, Portugal

Lagoa de albufeira

Lagoa de Albufeira

Um autêntico paraíso na terra

A Lagoa de Albufeira localiza-se na margem sul e pertence ao concelho de Sesimbra

Encontra-se a 30/40 minutos de Lisboa, o que se torna numa grande vantagem, face às outras lagoas, para a prática de desportos náuticos, cuja distância costuma ser maior.

Lagoa de Albufeira, Sesimbra

A lagoa é alimentada pela água doce das ribeiras da Apostiça, Ferraria e Aiana, e pela água salgada do mar, quando se encontra aberta (a abertura é normalmente feita na Sexta-feira Santa no Equinócio da Primavera, com recurso a maquinaria pesada).

lagoa de albufeira abertura ao mar

Muitas vezes, mesmo com estes esforços, a Lagoa de Albufeira, acaba por fechar, devido à força do mar, obrigando a novas intervenções.

A Lagoa de Albufeira é constituída por três lagoas: a Grande, a Pequena e a da Estacada.

 

Desportos que costumam ser praticados na Lagoa de Albufeira

Lagoa de albufeira

  • Dentro da Lagoa, para além do kitesurf, é recorrente ver-se a prática de outros tipos de desportos, como windsurf, paddle, foil.
  • No lado do mar, para além destes desportos, também é usual ver-se praticantes de surf, bodyboard e skimboard
  • Ao redor da lagoa, existe uma grande área de pinhal onde se pode fazer observação de pássaros, ou desfrutar de um belo pic-nic no parque das merenda. Para quem gosta de fazer BTT, tem imensos percursos onde se pode explorar e apreciar a zona de pinhal envolvente. Também é normal ver-se praticantes de 4×4, TT e motocross.
  • Em dias de menos vento, a lagoa também é um excelente sítio para a prática de parapente.

Lagoa de Albufeira

 

 

 

 

 

 

 

Infelizmente para nós (Kitesurfista), na época balnear, a prática de desportos náuticos fica limitada a uma área restrita.

No que toca a praia em si, os banhistas conseguem ter o bom de dois mundos: lagoa sem ondas, sendo perfeita para famílias, e a parte de mar, onde existem ondas. Tudo isto, com um extenso areal, onde espaço não falta para as pessoas.

Apesar de a lagoa parecer inofensiva, é preciso ter atenção, pois quando esta se encontra aberta ao mar, pode ter correntes fortes.

Lagoa de albufeira

A lagoa dispõe ainda de algumas infra-estruturas, como cafés, escola de desportos náuticos, estacionamento entre outros. No verão é uma praia muito concorrida, o que faz com que a procura de um lugar para estacionamento seja um verdadeiro pesadelo.

Curiosidades

A lagoa de Albufeira pode atingir uma profundidade máxima de 15 metros.

Quando isso acontece é considerada a mais funda de Portugal.

jump

A Lagoa de Albufeira para Kitesurf

Se procuras um sítio seguro, com bom vento, água limpa e flat, cuja profundidade não seja muito grande e com grande areal, a Lagoa de Albufeira é sem dúvida um local imperdível.

No fundo a lagoa de albufeira é como se fosse um aquário, em que podes ver todas as fases de progressão de kitesurf.

catjump

Níveis de Kitesurf

Todos os níveis de kitesurf estão presente, desde pessoas que estão a aprender a modalidade, a iniciantes, intermédios e até pessoas com um nível mais avançado.

Ana Silva Lagoa de albufeira

Tudo isto, porque a Lagoa de Albufeira tem uma extensão suficientemente grande para todos.

Níveis de Kitesurf

level_iniciante-on_PT       level_intermedio-on_PT        level_advanced-on_PT

 

Melhores ventos para fazer kitesurf na Lagoa de Albufeira

Lagoa de albufeira

A lagoa de Albufeira está disposta a vários ventos, no entanto, na parte da lagoa os melhores ventos para andar são o Noroeste e Oeste, cuja passagem do vento é feita sem qualquer tipo de barreira vinda do mar.

Os restantes ventos, apesar de poderem entrar na lagoa são ventos muito rajados, e com bastantes falhas, o que não é o mais aconselhado à prática de kitesurf, ou pelo menos a pessoas menos experientes.

 LAgoa de Albufeira

Marés

Quando a lagoa de albufeira está aberta ao mar fica sujeita às marés.

Normalmente, quando estamos no pico da maré vazia, a lagoa fica extremamente baixa, podendo apresentar alguns perigos.

Lagoa de albufeiracomo escolher o fato de kitesurf

No entanto, a parte mais a Este da lagoa (junto à escola Meira Pro Center) continua com profundidade suficiente para a prática de kitesurf.

Quando está maré alta, a lagoa é simplesmente um paraíso na terra, pois fica completamente preenchida de água.

Alguns pontos em que tens de ter cuidado

  • Quando está aberta ao mar, precisas de estar atento às marés.
  • Estando aberta ao mar, também irás sentir bastante corrente, quando a água está a entrar ou sair para o mar. Poderá ser uma vantagem quando estás a navegar na direcção oposta à corrente, (proporciona-te mais tracção como se estivesse mais vento do que está na realidade) mas poderá também, ser sinónimo de problemas para pessoas menos experientes, que podem ficar atrapalhadas com a corrente, e eventualmente perder a prancha e não a conseguir recuperar.
  • No interior da Lagoa, mais para a zona Este, podemos encontrar diversos viveiros, que podem tornar-se perigosos se navegares perto deles

Lagoa de albufeira

Na época de calor é recorrente haver muitos banhistas. Por isso, o melhor é mesmo evitarmos a “entrada” da lagoa, e navegarmos junto da zona mais norte, perto da duna onde se encontram sempre menos pessoas.

  • No verão (época balnear) a lagoa está interdita à prática de desportos náuticos, sendo apenas possível fazer kitesurf na zona mais norte e mais afastada do mar.

DICAS

Lagoa de albufeira

  • Quando o tempo começa a ficar quente, muitas vezes o vento deixa de entrar tão bem para o interior da lagoa. Isto acontece porque a areia aquece, de tal forma, que acaba por bloquear a entrada do vento, só entrando quando as temperaturas começam a diminuir, acabando por fazer o efeito térmico do vento.

Apesar disso, esse vento térmico nunca é tão forte como podemos encontrar na zona do mar, e nas praias da costa.

Por isso, na altura de maior calor, conta sempre com menos vento do que o que as previsões te dão.

Lagoa de Albufeira

  • Quando o Levante está forte em Espanha, e na Lagoa de Albufeira está um Oeste ou Noroeste moderado, o mais provável é não entrar vento suficiente para se andar, pois a força do levante consegue sobrepor-se a estes ventos.

 

  • Quando a lagoa está aberta ao mar, é normal criar-se pequenos caminhos serpenteados a caminho do canal de água. Experimenta fazer esses caminhos ou em upwind (treinas a tua técnica de upwind) ou em downwind (muito mais divertido de fazer, é pena ser tão rápido…).

Lagoa de albufeira

  • Quando a Lagoa é fechada ao mar, por vezes a água que permaneceu na lagoa não é muita, o que se torna difícil a navegação nela. Mas basta vir uma boa chuvada, uma tempestade que produza vagas grandes combinada com uma lua cheia, e a lagoa começa a ganhar profundidade.

 

LAGOA DE ALBUFEIRA

  • Quando estás à espera de vento, o mar pode ser um bom indicador de quando o vento vai entrar na lagoa. Não vale a pena encher o teu kite se não está ainda vento no mar.

Ana Silva Lagoa de albufeira

Na Lagoa de Albufeira, tens também uma escola residente – Meira Pro Center, onde podes ter aulas ou alugar material. A escola encontra-se completamente preparada e equipada para te dar apoio em tudo o que precisas, seja para kitesurf, windsurf ou paddle.

Escola Meira Pro Center

A lagoa é assim um dos locais de Portugal de eleição para a prática de kitesurf. E sem dúvida um dos melhores locais nacionais para a prática de kitesurf! Estás à espera de quê? Vamos dar uma voltinha!

Lagoa de albufeira

Deixe uma resposta