Como escolher o teu fato para Kitesurf

Como escolher o teu fato para Kitesurf

O Outono chegou, e os ventos frios vieram com ele. Nada melhor que um bom fato, para continuarmos a aproveitar os ventos por todo o ano.

Os fatos isotérmicos são como uma segunda pele que nos ajudam a proteger das temperaturas mais baixas, do vento e ajuda-nos a proteger de algumas quedas e do impacto na água.

como escolher o fato de kitesurf

Quando escolhes o teu fato tens de ter atenção em escolher o tamanho certo para ti. Confirmar que é um fato flexível, para que os teus movimentos não fiquem presos. Outro pormenor que é uma mais-valia, é o tempo que demora a secar. Quanto mais rápido melhor. Nada pior que ter de vestir um fato ainda molhado da sessão anterior.

como escolher o fato de kitesurf

Todos esses pormenores podem fazer a diferença para uma boa sessão em que passas mais tempo dentro de água. Manténs a tua performance mais elevada desde início, em vez de teres uma sessão curta, pois tens o teu corpo tão frio desde logo, tornando à partida quase impossível de o aquecer depois dentro de água.

como escolher o fato de kitesurf

A espessura do fato é outro dos factores mais importantes, e tem tudo a ver, com o local onde praticas as tuas sessões.

escala temperatura da agua

Normalmente um 4/3mm ou 5/4/3mm é o suficiente para as águas portuguesas.

Os números indicam a espessura, do neoprene, nas diversas zonas do corpo. Dois números representam a espessura a nível do tronco, seguida pela espessura a nível dos braços. Com 3 números, refere-se à espessura do neoprene existente no tronco, costas e pernas e braços. Normalmente as pernas e braços têm sempre um número inferior, pois garante uma maior mobilidade, para além de que o tronco é a zona que deve de manter a maior parte do calor.

cold

Para dias extremos ou pessoas mais friorentas pode-se sempre optar por um fato mais quente, ou simplesmente acrescentar um top de lycra ou de neoprene por debaixo do fato para manter o calor.

Existem até lycras, cujo interior tem pêlo quente que ajuda a aquecer o corpo.

Outras opções para manteres o corpo quente passam por tapar as extremidades, com o uso de luvas, sapatos e até mesmo passa-montanhas (gorros).

No que toca a luvas tens de ter atenção às que escolhes, pois muitas delas tiram a sensibilidade ao toque, o que não é aconselhável visto teres de manusear a barra. Outro pormenor é o tecido que envolve as palmas das mãos, certifica-te que não escorrega nas linhas do Kite, ou poderás querer levantar o Kite da água, e não conseguir, pois as linhas escorregam pelas mãos, e metes-te em apuros.

pinguin

Os sapatos bastam uns, totalmente, em neoprene, para que não adiram à prancha, e possas tirar a prancha com facilidade dos pés.

Dentro dos fatos, tens várias opções referentes aos fechos – Zippers.

zipper frontal

Com fecho atrás back zip wetsuit, com fecho à frente – front zip wetsuit, e até mesmo sem fecho – no zip wetsuit. Aqui passa pela preferência da pessoa, apesar das diferentes qualidades de cada um. Por exemplo, um fato com fecho nas costas torna-se mais fácil de vestir, mas não veda tão bem a entrada de água comparando com um fato de fecho à frente ou mesmo sem fecho, para além de que pode provocar algum desconforto, por o fecho estar a ser pressionado pelo arnês.

fato de kitesurf

Muitos fatos trazem uma espécie de velcro para colocar nos tornozelos, que dá imenso jeito para não entrar água quando estás a andar de Kite. Caso não tenha, podes sempre improvisar com umas fitas de velcro normais.

Vários tipos de costura “Stiching”.

fatos de kitesurf

A forma como é feita a costura dos fatos vai influenciar a sua capacidade de selagem, no que toca à entrada de água.

Existem várias técnicas de costura como cola, blind stich, overlock e flatlock. O overlock será a utilização normal da técnica de costura, o blind stich é o mais utilizado nos fatos, o flatlock apesar de ser uma técnica que une bem os painéis necessita de mais furos da agulha pelo que tem de ser complementada com selagens.

Outras características nos acabamentos podem passar pelo tipo de selagem nos fatos. Selagens com fita líquida para as costuras, painel central com pelo interior muito confortável no corpo e mantêm o calor por mais tempo, com painéis que aquecem, com batwing, com material que seca mais rápido ou até fatos que não possuem costuras.

fatos de kitesurf

A utilização de fatos com algum apontamento de cor viva, pode não ser apenas por uma questão de estilo, mas também para ser mais fácil a identificação à distância caso seja necessário.

Depois é apenas uma questão de escolher o Design que mais gostas!

Hoje em dia existe todo o tipo de fatos e para todos os gostos. Desde as cores mais simples a padrões mais audazes. Até distinção de fatos masculinos e femininos que se adequam melhor à diferença de fisionomia. É só escolher!

fato para kitesurf

Em relação a preços pode variar muito consoante a gama, marca e o ano do fato. Mas um bom fato anda normalmente à volta dos 200€, podendo ser mais ou menos caro. Não esquecer, que um bom fato é sempre um importante e bom investimento, que pode melhorar muito a nossa performance e o nosso conforto dentro de água. Também pode ser usado não só para um desporto, mas sempre que se quiser ir dar um mergulho ou para todo o tipo de desportos aquáticos.

fato de kitesurf

No que toca à durabilidade, dos fatos, não existe uma resposta certa.

Para garantir, que o teu fato dura o máximo possível tens de ter sempre atenção à forma como o tratas após as tuas sessões. A lavagem do fato com água doce depois de todas as sessões pode ajudar em muito à sua durabilidade.

Por vezes, não interessa qual a gama do fato se não tens cuidados com ele após as sessões.

Dependendo da utilização e do cuidado que se tem, um fato pode durar alguns anos.

Partilha connosco!

Quanto tempo dura os vossos fatos?

Como cuidas dos teus fatos?

Algumas dicas que não falamos?

Deixe uma resposta