Zanzibar 2015/16

Situado no Oceano Indico, Zanzibar é um arquipélago pertencente à Tanzânia, composto por duas grandes ilhas Unguja (normalmente chamada de ilha de Zanzibar) e Pemba. Ao longo dos séculos estas ilhas foram povoadas por inúmeros povos. Um dos primeiros colonizadores Europeus foram os Portugueses mas é o império britânico se instalou por mais tempo na ilha, deixando uma enorme influência. Zanzibar foi também um dos grandes centros comerciais de especiarias, onde a cultura Africana se misturava com Indianos e Árabes. Ilha de religião muçulmana é casa para um milhão de pessoas Swahili.

DCIM100GOPROGOPR9645.

11

Mundialmente conhecida pelas suas águas azul-turquesa, praias repletas de palmeiras, aromas de especiarias e pelas suas aldeias de pescadores é também um dos destinos mais desejados e procurados pelos Kitesurfistas.

01 1

02

Com duas épocas de ventos constantes: Dezembro a Março com vento Nordeste e de Junho a Outubro com vento de Sudeste. Aldeias como Nungwi mas especialmente Paje são as mais procuradas. Paje é dos sítios onde as condições perfeitas se encontram. Uma zona com uma grande extensão de areia, onde na meia maré se consegue ter pé em quase toda a zona. Água lisa, óptima para iniciantes, mas também para quem quer evoluir ou fazer Freestyle. A 1,5km da costa fica o reef onde podemos apanhar ondas, mas convém já ter alguma experiência pois se algo acontece pode-se tornar perigoso pela distância à costa.

09

 

Como instrutora de Kitesurf procuro sítios que o ensino seja seguro, fácil e com as condições perfeitas – zona com pé para estar perto do aluno, ventos estáveis, equipamento em bom estado, água com pouca ou nenhuma ondulação – assim a evolução do aluno é muito mais rápida, segura e motivadora. Zanzibar é isso tudo. Com muita sorte e um bom timing acabei por ser contactada pelo Kite Center Zanzibar para ir de Dezembro de 2015 a Março de 2016 trabalhar como instrutora.

03

15

Lancei-me um pouco à aventura e as minhas expectativas foram totalmente superadas. A escola Kite Center Zanzibar de dono Holandês – Dim Versluis – é a primeira da ilha e já conta com 10 anos de existência. Com as condições do local perfeitas, material novo da North Kiteboarding, não podia estar mais bem instalada. Desde uma enorme quantidade de alunos, um ambiente muito bom entre os meus colegas que acabaram por se tornar grandes amigos, aos locais e à vivência de um dia-a-dia com uma cultura bem diferente das nossas e tornou-se uma experiência óptima.

Em Junho estarei de volta a Zanzibar e espero ver mais Portugueses pelas belas praias de Paje.

13

 

Resumo das condições para kitesurf

Altura do ano com mais vento

De Junho a Setembro, e depois de Dezembro a Fevereiro.

mesesZNZ_pt

Tipo de vento predominante

Tipo de água

            waves_choppy           

Nível de Kitesurf

          

 

Deixe uma resposta