Praia da Nova Vaga
Fica a saber o que esperar da Praia da Nova Vaga, uma das praias míticas de Portugal no que toca ao Kiteboard Nacional que toda a gente tem de experimentar.
Fica a saber o que esperar da Praia da Nova Vaga, uma das praias míticas de Portugal no que toca ao Kiteboard Nacional que toda a gente tem de experimentar.
Uma das praias mais conhecidas, para a prática de Kitesurf, na costa da Caparica é sem dúvida a praia da Nova Vaga.
Foi lá onde começou a haver as primeiras escolas de kite, e desde então que é conhecida por tal.
Hoje em dia, apenas se encontra uma escola residente, a Boarder Club Portugal, que existe basicamente desde sempre (antiga extreme sports), cujo dono é o conhecido Jorge Balau, quem não o conhece já ouviu falar dele, pois é uma das pessoas míticas do kitesurf em Portugal.
Na praia da Nova Vaga podes encontrar apoio para teres aulas de Kitesurf, ou se quiseres praticar outros desportos náuticos, como Surf, e SUP, também o podes fazer.
A praia da Nova Vaga, tem também um bar “Tartaruga Beach Bar” onde podes parar para descansar e relaxar um bocado depois de uma kitesession
Irás encontrar uma área exclusiva para a escola de Kitesurf, com 50 metros de areal, e onde tu também podes andar descansadamente.
Tens de apenas ter atenção para não descaíres ao vento, pois rapidamente podes ir para uma zona de banhistas, e onde podes arranjar uma grande confusão.
O mar aqui vai variando entre “flat”, a ondas. Podendo haver ondas bastante grandes, mas apenas em ocasiões especiais. Para perceber isso, nada como analisar o vento e as ondas no windguru e windy.
No que toca a estacionamento, tens um parque onde podes deixar o teu carro junto de um vigia, o Sr. Fernando, que tenta ao máximo guardar os lugares mais perto da entrada da praia para os Kitesurfistas, para que não tenhamos de carregar o material durante muito tempo.
O ambiente na praia da Nova Vaga é especial, pois sentes uma união entre todos os riders que não encontras em mais lado nenhum nestas bandas.
Desde os que estão a aprender, aos que estão independentes e a tentar evoluir, até aos que já tem um nível avançado a andar e que gostam de se aventurar.
O único problema é realmente haver aquele “foço” entre a praia da Nova Vaga e a vizinha (praia da Bela Vista), em que os banhistas podem andar.
O problema não é tanto os banhistas, mas mais a Polícia Marítima costumar andar muitas vezes por lá a inspeccionar o local.
Na época balnear, se fores “apanhado” a andar nestas áreas em que não são para Kitesurf, podes apanhar uma multa e o teu material ser apreendido, por isso, muito cuidado!
Para teres acesso à praia da nova vaga tens de ter carro, pois é a penúltima praia da correnteza de praias da costa. Podes também apanhar o comboio de praia da Costa da Caparica que também pára lá.
Os acessos por carro, não são os melhores, pois são feitos por uma estrada de terra batida, com alguns buracos. É recorrente ao fim de semana e no pico do verão, haver muitas pessoas a fazer estacionamento selvagem, prejudicando ainda mais os acessos à praia.
Onde era suposto passarem dois carros, apenas passa um, tendo que haver muita paciência por parte dos condutores, visto não ter havido bom senso por parte de quem deixou os carros mal parados.
Para sair da praia nessas alturas, também é o caos.
Como estás numas das últimas praias, e existem milhares de pessoas a sair ao mesmo tempo, é muito normal ficares completamente parado à espera que a fila ande.
Nada como perguntar ao Sr. Fernando, onde pára a cauda da fila, para perceber se não vale mais a pena, ficar na praia a relaxar a ver o pôr-do-sol, e a beber uma bebida refrescante num dos bares da praia.
Por vezes, são 21h e ainda há imenso trânsito, por isso mais vale ires a contar com isso de cada vez que vais para a praia.
Mas como o teu mal também é o mal dos outros, nunca estás sozinho na praia, e o convívio entre kitesurfistas, é um grande ponto a favor desta praia.
Aqui algo fantástico que acontece no verão, é a entrada do vento térmico. Por norma, podes sempre contar com este tipo de vento por volta das 16:30h / 17:00h.
É um vento estável, forte a moderado que assola a praia inteira. Tens só de ficar atento, pois por volta das 19:00 começa a fraquejar até que desaparece de vez. Se não queres ficar no meio do mar é bom que comeces a voltar para terra, mal sintas o vento a baixar a sua força.
É normal termos ondas nesta praia, no entanto, também é possível encontrar dias sem qualquer onda parecendo uma autêntica lagoa
Se és beginner e não tens experiência em mar com ondas, poderás encontrar algumas dificuldades.
A praia da Nova Vaga não tem obstáculos marítimos nem terrestre (sem contar com os milhares de banhistas e chapéus de Sol), no entanto, apenas dispõe legalmente de 50m de areal para levantar/baixar o kite e navegar. Caso queiras andas mais ao longo da costa tens que te afastar mais das margens para não entrar em incumprimento.
Tanto a Sul com a Norte da praia, são praias concessionadas, o que faz com que hajam bastantes banhistas dentro e fora de água, por isso tens de ter especial atenção a eles.
E vocês já experimentaram esta praia?