KiteGirls Portugal

kitegirls portugal

KiteGirls Portugal

Já ouvis-te falar das KiteGirls Portugal?

É um novo grupo que chegou para ficar, e tem como principal causa de existência, a vontade de organizar e dar voz às muitas praticantes de kitesurf femininas que existem em Portugal!

Ana Silva KiteGirls Portugal
Xana Pinote e Ana Silva

É com muito orgulho que vos venho falar de um novo “projecto” de que faço parte (Ana Silva) e que tenho vindo a criar com a Xana Pinote.

Cada vez mais, vamos observando mais raparigas a aprender este desporto fantástico que é o kitesurf, no entanto, também muitas delas “desaparecem”.

Não sei se é por o Verão acabar, por namoros acabarem, por não terem companhia, por terem apanhado algum susto, ou por dificuldade com a aprendizagem do kitesurf em si.

Mas sou da opinião que o kitesurf em si, ou se gosta e não somos capazes de desistir, pois o sentimento que ele nos transmite é, de tal forma, anestesiante e fantástico, que vale a pena todos os esforços que fazemos por ele, ou então não se gosta e apenas começamos por razões erradas ou numa fase errada e não lhe tomámos o gosto.

O kitesurf está cheio de mitos, especialmente para as meninas.

Ana Silva KiteGirls Portugal

Compreendo que o processo de aprendizagem por vezes pode ser demorado.

Há alturas menos boas em que pensamos que somos menos capazes de o fazer, quando toda a gente à nossa volta parece estar a evoluir, e tu só te sentes uma baleia no meio do mar completamente à deriva sem saber o que fazer para alterar isso.

Todas nós acabamos por passar por esses momentos, ou porque não estamos a conseguir aprender de forma rápida como esperávamos, ou porque estamos completamente presas numa manobra ou erro e não achamos ser capazes de conseguir ultrapassar esse obstáculo.

Ana Silva Kitesurf

Mas o que nos faz continuar a fazer kitesurf é o que nos define, é o que nos faz também encarar a vida de uma forma completamente diferente. Faz-nos ultrapassar desafios no nosso dia a dia, faz-nos dar valor a coisas mais simples, pois cada momento passado na água rodeada pela natureza é único.

Sem praticares e tentares, não consegues evoluir. Quando somos bebés e estamos a tentar aprender a andar é normal darmos muitos tombos. Faz parte da aprendizagem, mas o que nos faz andar, é continuar a levantar e a tentar novamente até conseguir. No kitesurf o processo é o mesmo.

Ana Silva Kitegirls Portugal

No grupo das KiteGirls Portugal vais encontrar uma comunidade com vontade de partilha experiências

Para uns o kitesurf traz-lhes paz e serenidade, para outros traz adrenalina e diversão. Seja por que razão for, ou se gosta realmente de ir apanhar com vento pelas costas, água nas trombas e por vezes até lavrar a areia da praia, ou não, e ai não nos damos a esse trabalho e pudemos ficar com o rabo acachapado ao sofá como muita gente faz (não quero criticar as pessoas que o fazem… ok.. talvez um bocadinho…).

Para as raparigas a integração no kite, é sempre mais complicada, pois quer queiramos quer não, é um mundo dominado por rapazes. Muitas de nós começamos porque o namorado fazia, ou tinham amigos que faziam, então no fundo começámos por arrasto.

Ana Silva KiteGirls Portugal

É complicado para alguém inexperiente (seja rapaz ou rapariga) fazer kitesurf “sozinho”, sem nenhum grupo de apoio, quanto mais para uma rapariga, que mesmo que vá sozinha grande parte das vezes não vê nenhuma rapariga no meio da água.

Felizmente isso tem vindo a mudar!

Cada vez mais, temos vindo a ver raparigas a fazer kite, e o espírito de união entre elas é grande, pois todas nós sentimos que devemos de nos entreajudar umas às outras.

Se és rapariga, adiciona este grupo no facebook!

Pois nele vais conseguir partilhar as tuas histórias e também ler as histórias de muitas outras raparigas. Vais perceber que cada caso é um caso, e cada uma de nós tem uma história diferente para partilhar, mas o que nos une a todas é a paixão pelo Kitesurf.

No KiteGirls Portugal poderás colocar também todas as tuas dúvidas, e todas nós tentaremos ao máximo ajudar-te no que podermos.

Acreditamos que iremos inspirar e incentivar cada vez mais mulheres aventureiras a entrarem neste mundo que é o Kitesurf, e a não se sentirem tão sozinhas.

Ana Silva Kitegirls Portugal

No fundo, estamos a tentar, criar uma comunidade, com o objectivo de unir e afirmar o kitesurf nacional.

Para já esta comunidade é apenas feminina, e encontra-se como grupo fechado no facebook. Mas podem espreitar as nossas aventuras no instagram.

Kitegirls Portugal instagram

O que podes encontrar no KiteGirls Portugal?

Visto o grupo abranger o território nacional, é recorrente haver a divulgação de vários spots de norte a sul do país. Sendo possível pedir às meninas residentes, que nos ajudem a perceber quais os melhores ventos, perigos ou regras que haja nesses spots.

Visto muitas de nós já se conhecerem, é normal também veres grupos a interagirem e a marcar sessões de kitesurf entre elas.

Desde downwinds, sessões de kite, ou até mesmo after-kite sessions 😛 o nosso objectivo é conhecer-nos e partilharmos este desporto entre todas em segurança.

A in SaltyWater é patrocinadora oficial deste grupo, apoiando não só na presença de todas nós no grupo, como também na divulgação do grupo e eventuais eventos do mesmo.

kitegirls Portugal

Do que estás à espera?

Se és rapariga, estás a aprender ou já fazes kite, junta-te a nós e partilha as tuas experiências!

Partilhem o grupo entre todas as praticantes que conhecem, para que possamos elevar este grupo e ter uma voz mais forte no panorama do kitesurf nacional.

Já sabem, pesquisem no facebook por KiteGirls Portugal ou sigam-nos no Instragram!

Deixe uma resposta