Praia da Nova Vaga

Praia da Nova Vaga

Praia da Nova Vaga

Praia da Nova Vaga

Uma das praias mais conhecidas, para a prática de Kitesurf, na costa da Caparica é sem dúvida a praia da Nova Vaga.

Foi lá onde começou a haver as primeiras escolas de kite, e desde então que é conhecida por tal.

Praia da Nova Vaga

Hoje em dia, apenas se encontra uma escola residente, a Boarder Club Portugal, que existe basicamente desde sempre (antiga extreme sports), cujo dono é o conhecido Jorge Balau, quem não o conhece já ouviu falar dele, pois é uma das pessoas míticas do kitesurf em Portugal.

Jorge Balau

Na praia da Nova Vaga podes encontrar apoio para teres aulas de Kitesurf, ou se quiseres praticar outros desportos náuticos, como Surf, e SUP, também o podes fazer.

No verão é lá onde podes encontrar a nossa Saltygirl Inês Correia a dar aulas de kitesurf.

ines correia Praia da Nova Vaga

A praia da Nova Vaga, tem também um bar “Tartaruga Beach Bar” onde podes parar para descansar e relaxar um bocado depois de uma kitesession

Irás encontrar uma área exclusiva para a escola de Kitesurf, com um areal muito grande, e onde tu também podes andar descansadamente.

Praia da Nova Vaga

Tens de apenas ter atenção para não descaíres ao vento, pois rapidamente podes ir para uma zona de banhistas, e onde podes arranjar uma grande confusão.

Praia da Nova Vaga

O mar aqui vai variando entre “flat”, a ondas. Podendo haver ondas bastante grandes, mas apenas em ocasiões especiais. Para perceber isso, nada como analisar o vento e as ondas no windguru e windyty.

No que toca a estacionamento, tens um parque onde podes deixar o teu carro junto de um vigia, o Sr. Fernando, que tenta ao máximo guardar os lugares mais perto da entrada da praia para os Kitesurfistas, para que não tenhamos de carregar o material durante muito tempo.

Praia da Nova Vaga

O ambiente na praia da Nova Vaga é especial, pois sentes uma união entre todos os riders que não encontras em mais lado nenhum nestas bandas.

Vais conseguir ver todos os níveis de Kite juntos.

Desde os que estão a aprender, aos que estão independentes e a tentar evoluir, até aos que já tem um nível avançado a andar e que gostam de se aventurar.

Ana Silva Praia da Nova Vaga

Todos olham uns pelos outros, caso alguém tenha algum problema no mar, rapidamente os outros vão tentar ajudar.

O único problema é realmente haver aquele “foço” entre a praia da Nova Vaga e a vizinha (praia da Bela Vista), em que os banhistas podem andar.

O problema não é tanto os banhistas, mas mais a Polícia Marítima costumar andar muitas vezes por lá a inspeccionar o local.

Na época balnear, se fores “apanhado” a andar nestas áreas em que não são para Kitesurf, podes apanhar uma multa e o teu material ser apreendido, por isso, muito cuidado!

Praia da Nova Vaga

Para teres acesso à praia da nova vaga tens de ter carro, pois é a penúltima praia da correnteza de praias da costa. Podes também apanhar o comboio de praia da Costa da Caparica que também pára lá.

Os acessos por carro, não são os melhores, pois são feitos por uma estrada de terra batida, com alguns buracos. É recorrente ao fim de semana e no pico do verão, haver muitas pessoas a fazer estacionamento selvagem, prejudicando ainda mais os acessos à praia.

Praia da Nova Vaga

Onde era suposto passarem dois carros, apenas passa um, tendo que haver muita paciência por parte dos condutores, visto não ter havido bom senso por parte de quem deixou os carros mal parados.

Para sair da praia nessas alturas, também é o caos. 

Como estás numas das últimas praias, e existem milhares de pessoas a sair ao mesmo tempo, é muito normal ficares completamente parado à espera que a fila ande.

Nada como perguntar ao Sr. Fernando, onde pára a cauda da fila, para perceber se não vale mais a pena, ficar na praia a relaxar a ver o pôr-do-sol, e a beber uma bebida refrescante num dos bares da praia.

Praia da Nova Vaga

Por vezes, são 21h e ainda há imenso trânsito, por isso mais vale ires a contar com isso de cada vez que vais para a praia.

Mas como o teu mal também é o mal dos outros, nunca estás sozinho na praia, e o convívio entre kitesurfistas, é um grande ponto a favor desta praia.

Ana Silva Praia da Nova Vaga

Quem a frequenta, sente que é quase uma segunda família.

Aqui algo fantástico que acontece no verão, é a entrada do vento térmico. Por norma, podes sempre contar com este tipo de vento por volta das 16:30h / 17:00h.

Sara Cerqueria Praia da Nova Vaga

É um vento estável, forte a moderado que assola a praia inteira. Tens só de ficar atento, pois por volta das 19:00 começa a fraquejar até que desaparece de vez. Se não queres ficar no meio do mar é bom que comeces a voltar para terra, mal sintas o vento a baixar a sua força.

Ana Silva Praia da Nova Vaga

Resumo da Praia da Nova Vaga para kitesurf

Melhores Ventos na Nova Vaga

Noroeste é o vento pelo qual a praia da Nova Vaga é conhecida, mas com Sudoeste também consegues andar, pois ambas as direcções são side-on.

 

Tipo de água na Nova Vaga

Pode variar entre

        

 

Nível de Kitesurf

           

 

E vocês já experimentaram esta praia?

Deixe uma resposta