6 Regras de Prioridade no Kitesurf

6 Regras de Prioridade no Kitesurf

tarifa_panoramica

Kitesurf não é muito diferente de conduzir um carro, existem regras de prioridade para se poder circular em segurança!


Quantas vezes estavam vocês na vossa vidinha, a andar descontraídos e contentes da vida e vem alguém descontrolado contra vocês? 


Se me querem ver fula da vida a fazer Kite, e a praguejar como um marinheiro, é realmente colocarem-se à frente sem respeitar as regras de prioridade no mar.giphy-2

Dito isto… Vou tentar explicar quais são as principais regras de prioridade, no que toca a manobrar um “papagaio gigante” no meio do mar.

touchAcima de tudo, o que deve de reinar no mar é o bom senso entre os dois riders.

Tentar ao máximo evitar uma colisão e não obstruir a linha de passagem de outra pessoa.

O resto acaba por ser tudo uma questão de lógica.

Ao conhecer e respeitar estas regras vais poder ter uma sessão de kitesurf mais tranquila e segura

—-

REGRA 1

Navegar em segurança

6 Regras de Prioridades no Kitesurf

Quando dois riders se cruzam, o rider que está em upwind terá que manter o seu Kite alto, já o rider que está em downwind terá de baixar a sua asa, e eventualmente descer um bocado mais da sua linha da passagem, de forma a facilitar o cruzamento dos dois.

 

REGRA 2

Cedência de passagem

Quando os dois Riders estão na mesma linha e nenhum deles quer ceder em downwind, o que é que acontece? Não acontece boa coisa de certeza…

6 Regras de Prioridades no KitesurfO rider que tem a mão direita à frente, tem prioridade perante o outro, ou seja, o outro rider (mão direita atrás) terá que ceder passagem, baixando o seu Kite e descendo dessa linha, a downwind, para evitar uma colisão.

O rider com a mão direita à frente mantém o seu caminho, com o seu kite para cima, de forma a não cruzar linhas com o outro rider.

 

REGRA 3

Entrada e saída do mar

6 Regras de Prioridades no Kitesurf

Quem está a entrar dentro de água tem prioridade perante a pessoa que já se encontra a navegar.

Ou seja, mesmo que essa pessoa esteja a tentar sair, deverá voltar para trás, fazendo mais um bordo até ter uma saída limpa.

No entanto, também deve de reinar o bom senso, se a pessoa que está a entrar está com hesitações e a olhar para o infinito, como se estivesse à procura do “Monstro do Lago Ness”, o mínimo que podia fazer era deixar o outro rider que está a navegar manter a sua rota, pois não é por perder mais 10 segundos que o “Monstro” se vai embora.

 

REGRA 4

Transições

Quando se vai fazer uma transição para mudar de rumo, temos sempre que olhar para trás (e para cima) para perceber se temos alguém na nossa linha. Se tivermos alguém atrás, temos duas opções, ou continuamos a andar até podermos fazer uma transição em segurança, ou fazemos a transição mantendo o Kite a respeitar as regras de prioridade, ou seja, se o rider que se encontra atrás está na mesma linha, que nós podemos, fazer uma transição descendo a downwind, ou simplesmente fazendo um downloop de transição (o teu Kite passa por debaixo do Kite do outro rider).

6 Regras de Prioridades no Kitesurf

Se o outro rider se encontra mais a downwind que tu, e decides que queres fazer a transição na mesma, terás de ter atenção, para que o teu Kite não se cruze com o do rider em questão.

 

REGRA 5 

Wave Riding

6 Regras de Prioridades no KitesurfSe estiveres a andar ou a saltar, mas estiver outro rider a apanhar uma onda, esse rider tem prioridade perante ti. A não ser que as ondas sejam demasiado perto da costa e tu estejas a querer entrar dentro do mar, ai o rider que se encontra na onda terá de te ceder passagem.

 

REGRA 6

Manobras

Quando te encontras a fazer manobras, tens de ter em atenção a todo o meio que te rodeia, tanto à frente como atrás de ti.

Tens de calcular quanto espaço irás ocupar com a tua manobra, e dar um “desconto”, para caso corra mal, teres ainda espaço suficiente para não abalrroar outros rider ou banhista. Esse desconto é de 2x as linhas do kite a downwind e 1x em upwind antes de saltar.

6 Regras de Prioridades no Kitesurf

Também é simpático ter noção, até que ponto ao efectuares a manobra não irás cortar a linha de passagem de outros riders (esta é especialmente para as pessoas com que costumo andar…não é Dionísio?). Acredita, não é agradável ires a andar descansadinha da vida, e do nada aparecer-te um rider de pára-quedas à tua frente, obrigando-te a fazer uma travagem de emergência ou a mudar de direcção.

O mar é grande, não há necessidade de andarem todos em cima uns dos outros.

Agora não há desculpas, quem se meter à minha frente vai ter de seguir estas regras…

Faz o download destas regras e mantêm-te sempre informado com as nossas SaltyNews!

Para isso, basta preencher os seguintes dados


Achas que este artigo foi útil? Tens alguma dúvida em relação a estas regras? Deixa-nos uma linha ou duas nos comentários!

Deixe uma resposta