Seguranças no Kitesurf – 2ª Parte
Faz kitesurf com toda a segurança para que possas aproveitar ao máximo este desporto magnífico. O kitesurf é um desporto seguro desde que se tenha cuidado.
Faz kitesurf com toda a segurança para que possas aproveitar ao máximo este desporto magnífico. O kitesurf é um desporto seguro desde que se tenha cuidado.
Agora que já sabem fazer um bom reconhecimento do local, vamos falar um bocado das várias seguranças existentes no teu material de Kite.
Verificação do material
– Kite – linhas – barra e prancha
Verificar se o Kite não tem nenhum rasgo, por mais pequeno que seja, nem nenhum furo lento.
As linhas não podem estar desgastadas, nem ter nenhum nó.
As seguranças na barra têm que estar a funcionar na perfeição, não convém estar presas ou calcificadas.
Verificar defeitos ou desgaste no chickenloop e na corda do depower, sendo esta uma das partes que mais se desgasta nas barras.
Verificar a prancha se tem alguma fenda, ou danos de impactos. Certificar que os parafusos dos footstraps e dos fins estão bem apertados.
– localização, kite e linhas
Escolher local na praia livre de perigos e com fácil acesso à água. Encher o Kite sempre com a pressão indicada pela marca, enchendo-o até estar bastante rijo e manter a posição de “c”, assim não terás problemas com o kite no ar, e o relaunch da água torna-se muito mais simples. Conectar as linhas ao kite e verificá-las antes de o levantar.
Seguranças
– saber activar as seguranças da Barra e do Leach; Self-rescue; nunca fazer kite sozinho
É de extrema importância, saber quais são os mecanismos de segurança, existentes no kite.
Saber como as activar, para quando necessário, já termos o instinto implícito.
Fazer o self-rescue no mar, é algo que todos nós temos de saber fazer, pois a nossa vida pode depender disso.
Nunca deves fazer kite sozinho, pois em caso de aflição tens sempre alguém que pode ajudar-te. De preferência, faz kite com alguém mais experiente, para que possa ajudar-te a fazer o reconhecimento do local, e ajudar-te a levantar o kite.