Egipto – El Gouna
A Sara esteve a fazer Kite em El Gouna, no Egipto e vai partilhar connosco a sua aventura. Quem sabe não será um local fantástico para a tua próxima kitetrip!
A Sara esteve a fazer Kite em El Gouna, no Egipto e vai partilhar connosco a sua aventura. Quem sabe não será um local fantástico para a tua próxima kitetrip!
Este foi o meu destino escolhido para 3 semanas de férias antes de mais uma temporada em Zanzibar.
Primeiro – sempre tive curiosidade pela cultura egípcia.
Segundo – o mar vermelho é um dos spots com condições ideais para a prática do kitesurf.
Terceira – e principal razão – dois dos nossos amigos/colegas de Zanzibar foram para lá trabalhar 2 meses. Não existe melhor desculpa que esta para fazer uma visita!
El Gouna foi a localidade onde ficamos. É uma zona muito simpática, segura e nova. Situa-se a 30km a norte de Hurghada, uma meia hora de carro do aeroporto. É um dos destinos mais conhecidos no mar vermelho, e desenvolvida para desportos náuticos. Uma espécie de condomínio fechado com imensas casas para alugar e hotéis onde ficar. Tem uma zona central onde existem todo o tipo de restaurantes e uma marina com luxuosos iates, cafés e restaurantes. Este condomínio é uma pequena cidade com todas funcionalidades e serviços. O tuk tuk é o principal meio de transporte em El Gouna. Super fácil de apanhar e barato, levando-nos a qualquer lado.
Apesar dos preços dos hotéis estarem bastante convidativos, escolhemos ficar todos juntos num apartamento. Pequeno mas óptimo para férias, com piscina e todas as comodidades!
Pode-se dizer que a escola tem dois spots. Um em frente à escola e outro num cabeço. É no cabeço onde são dadas as aulas aos alunos. Saem de barco com o instrutor e passados 5min estão no meio do Mar Vermelho num cabeço com água pela cintura perfeito para aprender e evoluir!
O spot em frente à escola não é muito convidativo. A areia da praia parece terra, não só em frente à escola mas em todo o lado da costa. Com uma extensão de cerca de 50 m com água pelo joelho a saída é facilitada, no entanto, o vento é um pouco offshore, tornando-se rajado junto a terra, dificultando a saída e a chegada à escola. O vento é um pouco offshore o que se torna muito rajado junto a terra. Por vezes pode dificultar a saída e a chegada a terra. Existem assistentes que ajudam a levantar e aterrar o kite, bem como um barco sempre disponível para qualquer eventualidade.
Quem quiser ir para o cabeço mas não ter aulas tem duas hipóteses. Ou paga uma supervisão e vai com o instrutor de barco, onde este ajuda a montar o kite e dá sempre umas dicas, ou saí da zona em frente a escola e navega uns 5 minutos até ao local. Que era isto que nós fazíamos!
Água lisa, em maior parte do sítio, ou com um ligeiro chop e swell do vento. As marés não são muito grandes. Vento sempre a rondar os 16-25knots e dias sem vento é mesmo zero de vento, óptimo para se fazer algo diferente.
A época normalmente começa em Abril e vai até final de Outubro início de Novembro, apesar das escolas se manterem abertas o ano todo.
Artigo by Sara Cerqueira