6 Mitos de quem não sabe o que é Kitesurf

6 mitos sobre kitesurf

6 Mitos de quem não sabe o que é Kitesurf

  1. É preciso muita força de braços
  2. É desporto só para homens
  3. É perigoso ainda vais parar a Marrocos
  4. Vais congelar
  5. Tem uma grande logística fios e mais fios
  6. É muito difícil de aprender

    1. É preciso muita força de braços

força de braços

Ao primeiro contacto com o kitesurf, toda a gente fica com a ideia que a força que o rider faz está nos braços, mas isso não passa de um mito. Contrariamente ao que se pensa, a maior parte da força que um rider faz, é distribuida entre o core e as pernas (quando feito com uma boa postura). O que não quer dizer que não se faça força nos braços, consoante a modalidade que se pratica poderá ser necessária mais ou menos força.

 

   2. É desporto só para homens

wonderwoman

 

Este é capaz de ser o maior mito de todos. Cada vez mais existem mulheres a praticar este desporto, e se não acreditam, nós as três somos um bom exemplo disso.

Ana Silva, Inês Correia, Sara Cerqueira

Não é por sermos mulheres que temos mais dificuldade na aprendizagem. E são muitos os role models femininos que podemos seguir. Mulheres como, Gisela Pulido, Bruna Kajiya, Annabel Van Westerop, Hannah Whiteley, Vera Klabbers, Francesca Bagnoli… Se mesmo assim têm dúvidas vejam alguns vídeos da Mikaili Sol, com apenas 12 anos…

Inclusivamente, a própria indústria do kite, está cada vez mais a produzir produtos específicos para as mulheres tendo em conta as nossas necessidades neste desporto maravilhoso.

   3. É perigoso ainda vais parar a Marrocos

muito vento

Tudo é perigoso nesta vida, umas coisas mais que outras, é certo. Mas o kitesurf se for praticado com todas as medidas de segurança pode ser considerado um desporto seguro. Existem regras que devem de ser cumpridas, para além de reinar o bom senso do rider em questão.

 

   4. Vais congelar

ice

O frio não é um mito, ele existe… mas quando se pratica kitesurf temos de ir com o equipamento certo, kite do tamanho certo, prancha correcta, e o fato certo para a temperatura de água em questão.

Temos que saber qual a temperatura da água para depois adequar a escolha de um fato de neoprene, de forma a podermos ter sessões confortáveis e sem frio. Se tivermos este cuidado garanto que não vão congelar, para além de que com a adrenalina com que ficamos a praticar kitesurf é difícil ganharmos frio.

 

fatos de neoprene

Espreita aqui as várias vantagens de fazer kitesurf no inverno!

   5. Tem uma grande logística fios e mais fios

Já todos nós vimos riders a tentar perceber o “fio à meada”, literalmente, quando por algum motivo a nossa barra tem os fios todos enleados em modo de “spagetthi”. Mas atenção! Isto não é suposto ser normal. Ao arrumar a barra devemos de ter atenção à forma a que a guardamos de forma a ser mais fácil de a “abrir” na próxima sessão. Se tivermos atenção a isso rapidamente conseguimos montar o nosso set e estar na água em dois tempo 🙂

nightmare

De resto basta fazer uma checklist básica de elementos:

  • Kite
  • barra
  • arnês
  • prancha
  • leash
  • fato

Se acham que uma mochila de kite é muita logística…vejam o pessoal de windsurf…

 

   6. É muito difícil de aprender

Cada um tem o seu ritmo de aprendizagem. No entanto, não podem esperar aprender tudo de uma vez em apenas 5 minutos. As aulas vão sendo dadas ao ritmo do aluno, e progressivamente vão apresentando mais elementos do kite. Consoante o controlo que o aluno apresenta vai passando de exercício em exercício, até ao ponto em que se torna independente. Mas tudo isto requer muito treino e “horas de voo”. Se não houver empenho da parte do aluno dificilmente o aluno vai evoluir. Mas não pode ser considerado um desporto difícil.

E quando, finalmente, aprendemos e conseguimos navegar a sensação é incrível!

lightwind

Quais as maiores barbaridades que ouviste referentes ao kitesurf?

Partilha connosco os mitos que ouviste 🙂

1 Comment

  1. […] equipa é toda ela certifica por o IKO e estão disponíveis para te ajudar no que precisares. Se tens medo de fazer kite e ires pelo meio do mediterrâneo a dentro, também não o tenhas… Eles estão sempre muito […]

Deixe uma resposta